Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

terça-feira, 15 de junho de 2010

IL SECRETO DE SUS OJOS, de Juan José Campanella

-->

“SECRETO DE SUS OJOS (IL)” (O Segredo dos Seus Olhos), de
JUAN JOSÉ CAMPANELLA,  (ARG), **** (4)

Da Argentina chega-nos outro filme magnífico, do autor do famoso “O Filho da Noiva” entre outras obras que infelizmente não conhecemos porque não exibidas comercialmente em Portugal.
Foi oscarizado em 2010 (Melhor Filme Estrangeiro), em competição com grandes filmes, como o extraordinário “O Laço Branco”, do austríaco Michael Haneke, mas não é isso, obviamente, que faz dele uma obra notável.
É antes o ser um thriller intenso, embora conheçamos cedo a identidade do principal criminoso. Só que a busca de justiça e das provas necessárias à sua consecução, se faz nos meandros de um sistema judicial, e social que, tal como o nosso foi em tempos idos (durante o fascismo) e, de outra maneira, nos actuais, depende do poder político, que o instrumentaliza conforme os seus interesses imediatos ou dos poderosos.
No caso da Argentina, as épocas fascizantes do peronismo e, mais tarde, da ditadura dos militares reaccionários, estão presentes no filme, como pano de fundo, que Campanella soube criar, tal como o havia feito na sua anterior e já citada obra.
As interpretações são soberbas, com especial relevo para os dois principais personagens – o da promotora pública, que Soledad Vilamil representa nas suas várias faces, por vezes fascinantes, e Ricardo Darín, que é excepcional no papel do detective reformado, que não gosta de desistir, mesmo que tenha que esperar vinte e cinco anos para que todas as dúvidas fiquem esclarecidas. Um grande actor, como já sabíamos desde que o víramos em “O Filho da Noiva” e numa outra obra, injusta ou deliberadamente esquecida pela crítica que temos, do também argentino Marcelo Pyñeiro, “Kamchatka”, um belo e brilhante filme sobre a trágica e dolorosa época dos crimes da ditadura militar de extrema-direita, com os seus milhares de assassinatos e desaparecimentos (relembremos as “Mães da Praça de Maio”, em busca dos filhos desaparecidos) que desfizeram famílias para sempre.
“O Segredo dos Seus Olhos” tem várias cenas ao nível do melhor thriller de acção, como a da perseguição no estádio de futebol (de Huracan), magnificamente concebida e realizada, dando ao mesmo tempo a imagem do entusiasmo dos argentinos por esse desporto de massas, que tem como principal figura o genial antigo jogador, e agora seleccionador nacional, Maradona, que no entanto ultrapassa em muito como personalidade o mero “artista da bola”
**** (4)

Sem comentários:

Enviar um comentário