Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

GRANDES CLÁSSICOS - O RIO SAGRADO (The River) (La Fleuve), de Jean Renoir

THE RIVER (La Fleuve) (O Rio Sagrado), de Jean Renoir

Para quem puder, que veja hoje, na Cinemateca Portuguesa, às 21.30, outra obra-prima absoluta, "The River" (La Fleuve) (O Rio Sagrado), de um dos grandes Mestres da Sétima Arte, Jean Renoir. 
É uma obra de 1951. 

Também está na minha "lista inicial" (ver meu post anterior, sobre "Ladrões de Bicicletas"). 

Julgo não errar se disser que é dos filmes mais amados, mas só por alguns. 
Na obra de Renoir, e na História do Cinema, não terá a importância de outras das suas obras fundamentais, como "A Grande Ilusão" ou "A Regra do Jogo". É no entanto para muitos, para mim também, um filme admirável.


http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=the%20river%2C%20jean%20renoir&ctid=CT3241941&searchsource=15&CUI=UN34371507074683905&UM=UM_ID&start=0&pos=3

Não é propriamente um filme sobre Índia. Para isso vejam-se outras obras extraordinárias, como as de Satiajit Ray, em especial a sua obra-prima, a trilogia "Apu". 
No "Rio" são os colonos ingleses, que por ali viveram durante a época colonial, até à independência, os personagens em primeiro plano. 


http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=the%20river%2C%20jean%20renoir&ctid=CT3241941&searchsource=15&CUI=UN34371507074683905&UM=UM_ID&start=0&pos=0

A obra tem, no entanto, qualquer coisa de secular, como a civilização daquele grande país (que os colonialistas não deixaram de retalhar). Sobre a existência do Homem, com a sua demasiado breve duração. Da sua relação com a Natureza, que aos nossos olhos quase parece imutável - a floresta, o rio - apesar dos atentados que contra ela se cometem. 

Admirável obra que o tempo não desgastou.

(também publicado no facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário