Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

BALANÇO NO TEATRO 2013

BALANÇO DO QUE MAIS GOSTEI NO TEATRO EM 2013

obs: por razões pessoais, de saúde e outras, falhei muita coisa- Por isso este balanço tem só o objectivo de salientar a importância que continua a ter para mim ser espectador de teatro

OS DEZ MAIS:

- 4 AD HOC, de Eugène Labiche, enc. Luís Miguel Cintra, Cornucópia
- DIÁRIO DE UMA CRIADA DE QUARTO (Le Journal d’une Femme de Chambre), de Octave Mirabeau, enc. Armando Caldas, Intervalo Grupo de Teatro
- EM DIRECÇÃO AOS CÉUS, de Odon von Horváth, enc. Rodrigo Francisco, Companhia de Teatro de Almada (CTA)
- NOITE (A), de José Saramago, enc. José Carlos Garcia
- PAPALAGUI (O) (Le Papalagui), apartir de Eric Scheuermann, enc. Hassane Kassi Kouyaté, Compagnie Deux Temps Trois Mouvements
- PELICANO (O), de Auguste Strindberg, enc. Rogério de Carvalho, CTA
- TIMÃO DE ATENAS (O), de William Shakespeare, enc. Joaquim Benite /Rodrigo Francisco, CTA
- ÚLTIMA GRAVAÇÃO DE KRAPP (A) (Krapp’s last tape), de Samuel Beckett, enc. Peter Stein, prod e interpretação de Klaus Maria Brandauer
- UM DIA OS RÉUS SERÃO VOCÊS, textos de Álvaro Cunhal, enc. Joaquim Benite / Rodrigo Francisco
- VICTOR, OU AS CRIANÇAS AO PODER (Victor ou les enfants au pouvoir), de Roger Vitrac, enc. Emmanuel Demarcy-Mota, Théâtre de la Ville, FTA


E uma saudação especial para os trabalhos das companhias de teatro - DOS ALOÉS, ARTISTAS UNIDOS, BARRACA, COMUNA, CORNUCÓPIA, CT de ALMADA, INTERVALO GT, TEATRO ABERTO, TEATRO MERIDIONAL, companhias de teatro da minha cidade, cujos espectáculos procuro seguir sempre que me é possível. E há mais, mas estas foram as que segui com mais assiduidade... Sem a presença delas sentir-me-ei muito mais pobre.


E de um livro publicado em 1992, por um grande homem do teatro, principalmente como teatrólogo, escritor e jornalista, que assinou os seus escritos com o pseudónimo de Carlos Porto. 
Só agora o li, talvez porque não lhe tenha sido dado o devido relevo na altura e me passou. Todavia é de um grande fascínio para quem goste de Teatro: “FÁBRICA SENSÍVEL”.





Sem comentários:

Enviar um comentário