Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 30 de julho de 2014

URBANO TAVARES RODRIGUES - EXPOSIÇÃO


Uma dúzia de retratos de um fim de vida sereno, depois de um trajecto difícil e admirável. Feitos por um grande fotógrafo, Alfredo Cunha. Um belíssimo poema (ver imagem). Algumas das suas obras, pertencentes ao acervo da biblioteca municipal do Seixal, no respectivo Fórum Cultural. Entre elas um título de que um dia, na Feira do Livro de Lisboa, ultrapassei a minha habitual reserva e pedi um autógrafo ao Urbano. Disse-me, e julgo que não foi para ser simpático, que era uma das suas obras de que mais gostava. Foi para mim uma grande e inesquecível satisfação. 
A exposição esteve patente no Fórum de Exposições Augusto Cabrita (outro grande fotógrafo!). É uma homenagem simples mas tocante a um grande escritor, entre os nossos maiores, mas também ao cidadão exemplar, pelo seu envolvimento cívico, e político, desde os tempos terrivelmente sombrios e perigosos do fascismo, em que ousou sempre dizer o que pensava e dizer NÃO, o que lhe valeu perseguições, espancamentos, ostracismos, exílio e prisões. Nunca desistiu. Era comunista.



Sem comentários:

Enviar um comentário