Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 8 de abril de 2017

MÃES CORAGEM, de Máximo Gorki, Bertold Brecht, Joaquim Benite e as reais



As Mães Coragem, que o grande teatro, arte maior, tem como exemplos principais "A Mãe", romance do grande escritor russo Máximo Gorki, que Bertold Brecht adaptou magistralmente ao teatro, e deste último "A Mãe Coragem e Seus Filhos".

O saudoso e grande homem do teatro e das causas cívicas (era comunista), Joaquim Benite, adaptou ambas, realizando as melhores encenações que vi até hoje destas duas obras-primas da dramaturgia universal, com a nossa grande actriz Teresa Gafeira em duas interpretações brilhantíssimas.

Mas, na vida, as Mães Coragem também são muitas e algumas temos e tivemos a felicidade de conhecer. 

Já nem falo da nossa mãe, uma vez que, quase sempre, ela é também para nós um exemplo de mãe coragem porque a conhecemos muito bem (e a minha, Gertrudes Maria, foi-o, na minha opinião).

Publico este post como Homenagem a uma dessas Mães Coragem que admirávamos muito, em relação à sua família mas também a outros jovens que dela se socorriam. Mulher desconhecida da maioria mas que quem vivia perto conhecia e admirava. D.Alípia, deixou-nos fisicamente esta semana mas fará para sempre parte dos que nunca vamos esquecer.









Sem comentários:

Enviar um comentário