Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 23 de junho de 2012

BOXING GYM, de Frederick Wiseman

"BOXING GYM", outra espécie de "bailado", principalmente de pés e mãos, pontuado pelo obsessivo som do matraquear das bolas e dos sacos de treino, em contraponto com as conversas que nos revelam infelizmente a existência de mundo pouco recomendável fora das quatro paredes daquele ginásio. A visão humanista do que poderia ser aquele país, se nele houvesse democracia e aquela multiplicidade de sensibilidades, de culturas, de cores de pele pudessem construir uma sociedade sem desigualdades. Frederick Wiseman, o famoso documentarista norte-americano, utiliza o contraponto, como uma imagem de marca, entre aquela actividade no ginásio, por vezes frenética, e as imagens, muito belas, da cidade, em silêncio, que o rodeia.

1 comentário: