TAL PAI, TAL FILHO (SOSHITE CHICHI NI NARU), de Hirokazu Koreeda
A propósito de "TAL PAI, TAL FILHO" (2013), do cineasta nipónico Hirokazu Koreeda (Tóquio, 1962)
Porque é das Variações Goldberg (que são 30, mais esta ária), de Johann Sebastian Bach, parte da música que acompanha essa excelente obra de cinema.
Refira-se que a tradução do título no Brasil (Pais & Filhos) é bem mais interessante, em minha opinião, que a portuguesa, como tantas vezes sucede.
Porque é disso afinal que se trata: o diferente comportamento dos pais perante a descoberta, alguns anos mais tarde, da insólita troca dos filhos, logo após o seu nascimento, na mesma data num hospital de Tóquio. Privado, parece entender-se.
Koreeda aproveita para fazer, através deste drama familiar, uma crítica à sociedade capitalista e a sua crescente desumanização nas últimas décadas, no Japão ou no resto do mundo capitalista, que veio agravar-se muito perante mais uma das crises cíclicas, e com tendência a serem cada vez mais graves, deste sistema económico assente na exploração dos trabalhadores.
Oiçam a introdução a esta maravilha de J.S. Bach e não percam o filme.
Oiçam a introdução a esta maravilha de J.S. Bach e não percam o filme.
(pequena nota publicada no facebook a acompanhar a ária das Variações Goldberg)
Na imagem, o autor e os seus principais intérpretes
https://www.google.pt/search?q=soshite+chichi+ni+naru/like+father+like+son&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=9xbyUoqLJMeV7AajsYH4BA&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1212&bih=566#facrc=_&imgdii=_&imgrc=JkhJjwwY6pSISM%253A%3BMrjKM0svhPk2XM%3Bhttp%253A%252F%252Fimages2.festival-cannes.fr%252F%252Fthumb.php%25253FsourceDirectory%25253D%252Fassets%252FImage%252FGeneral%252F%252526sourceFile%25253DFilename__12972_51975ab759050.png%252526predefinedSize%25253Dquotidien_image_visuel_day%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.festival-cannes.fr%252Fpt%252Ffestival%252F2013-05-18%252FtheDailyPhotos.html%3B573%3B382
Sem comentários:
Enviar um comentário