Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

A GRANDE CIDADE (MAHANAGAR), de Satyajit Ray


Exibida no mini-ciclo sobre SATYAJIT RAY, no cinema NIMAS, 


É A GRANDE CIDADE (de 1963), uma indiscutível obra-prima da Sétima Arte, 

Aí também avulta a figura de uma mulher mas numa sociedade profundamente desigual, saída há pouco mais de uma década de um terrível estado colonial - a Índia dominada pelos ingleses e que não conseguiu sair do regime capitalista onde a exploração e as desigualdades continuaram enormes. 

É pois sobre a afirmação das mulheres num meio conservador e hostil de que fala a obra, ao contrário da anterior, do realizador soviético ZHARKHI, em que essa afirmação foi incentivada pela sociedade socialista com o partido comunista no poder. 



A actriz é MADHABI MUKHERJEE, outra grande figura dos ecrãs. 

(nota que publiquei no facebook)



Sem comentários:

Enviar um comentário