Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CHLEN PRAVITEL'STVA (Membro do Governo)


Visto na Cinemateca, CHLEN PRAVITEL'STVA (MEMBRO DO GOVERNO) (de 1939), de ALEKSANDR ZARKHI e YOSSIF KHEIFITS. 


Pena que só com cerca de uma dezena de espectadores presentes (assim vai o estado da nossa cultura...) e com uma parca folha de sessão. Embora com um pequeno mas excelente texto escrito por um grande cineasta, Leonid Trauberg (facto, ausência da folha, que é para mim caso único... porquê?).

E no entanto trata-se de uma obra notável como cinema, que aborda a difícil construção do socialismo na União Soviética, que não esconde as dificuldades com que a nova sociedade se deparou mas que conseguiu vencer durante algumas décadas, atingindo desenvolvimentos sociais, económicos e científicos enormes.

Com interpretações admiráveis, em especial da grande actriz de cinema e teatro, VERA MARETSKAYA, na protagonista, uma camponesa pobre,semi-analfabeta, que pelas suas qualidades, pelo esforço na aquisição de conhecimentos para o trabalho colectivo, pelo desempenho da direcção de um kolkhoze, é convidada para o Partido Comunista e mais tarde eleita para o Soviete Supremo da URSS. Emocionante e admirável.



Vera Maretskaya (31-Jul-1906 - 17-Ago-1978) recebeu por este trabalho, em 1942, o Prémio Stáline. Que haveria de voltar a ganhar em 46, 48 e 51. Em 1949 foi nomeada Artista do Povo da URSS. 

Se voltar a ser exibido algures não percam (julgo que nunca o tinha sido no nosso país). As legendas em português não existem (ao contrário do que diz a folha da sessão) e foram substituídas por uma voz off, que diz os diálogos principais.

(nota cinéfila que publiquei no facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário