Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

HOMENAGEM A SEBASTIÃO SALGADO

Nem todas as fotos são de GÉNESIS, a belíssima exposição que esteve uns meses em Lisboa, no edifício da Cordoaria Nacional. 

A nossa admiração é muito grande por este grande fotógrafo, em nossa opinião um dos melhores de sempre e de que mais gostamos. 

O seu olhar sobre o outro tem sempre o consentimento deste e procura sempre dar-lhe toda a dignidade, ainda que muitas vezes o fotografado esteja em condições de vida e trabalho muito difíceis. 

Em GÉNESIS a Terra é o tema principal, em zonas do globo em que a poluição parece não ter ainda chegado, Salgado fotografa também os seres que nelas habitam, incluindo principalmente os humanos. 

Sai-se desta exposição com a convicção que nada está perdido e é que possível mudar, politica e económicamente, e cortar com o caminho a que o sistema capitalista tem conduzido nos últimos dois séculos a evolução das sociedades, pondo em perigo a vida, principalmente a humana, no nosso planeta. 

O projecto, de Sebastião e da sua companheira Lélia, de reflorestamento na sua área de naturalidade, no Brasil, é outro factor para a nossa admiração pelo casal Salgado.








Adendas: 
Numa das fotos Sebastião está com o seu filho Julião e o grande cineasta Wim Wenders, autores de "O SAL DA TERRA", belíssimo documentário sobre o seu álbum GÉNESIS, aliás estreado este ano em Lisboa (ver neste blogue uma nota sobre essa obra, vista em 20 de Abril).
Numa outra foto ele e Lélia estão com dois dos nomes maiores da fotografia, ambos franceses - Willy Ronis (14-Ago-1910 - 19-Out-2010) e Robert Doisneau (14-Abr-1912 - 1-Abr-1994). 
O texto sobre Sebastião Salgado, numa das imagens, foi escrito em Maio de 2009, por este modesto escriba.




















Sem comentários:

Enviar um comentário