Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 25 de dezembro de 2016

BALANÇO CINÉFILO de 2016 - As minhas preferências (10+1)



As preferências de 2016: a ideia eram ser apenas 10. A visão à última hora da obra de Wenders, e ainda poderá aparecer mais alguma nas últimas estreias, forçou-me a incluir mais uma e por isso ainda não decidi quais vão ser as 10 definitivas

A lista:

45 YEARS (45 Anos), de Andrew Haigh, com Charlotte Rampling e Tom Courtenay

THE BIG SHORT (A Queda de Wall Street), de Adam McKay, com Christian Bale, Steve Carell

LA LOI DU MARCHÉ (A Lei do Mercado), de Stéphane Brizé, com Vincent Lindon e Karine de Mirbeck

CINZENTO E NEGRO, de Luís Filipe Rocha, com Joana Bárcia e Filipe Duarte

WHERE TO INVADE NEXT (E agora invadimos o quê?), de Michael Moore

MARAVIGLIOSO BOCCACCIO (Maravilhoso Boccaccio), de Paolo e Vittorio Taviani

SNOWDEN, de Oliver Stone, com Joseph Gordon Levitt e Sheilene Woodley

JULIETA, de Pedro Almodóvar, com Emma Suárez e Adriana Ugarte

CAFÉ SOCIETY, de Woody Allen, com Steve Carell e Kristen Stewart

I, DANIEL BLAKE (Eu, Daniel Blake), de Ken Loach, com Dave Johns e Hayley Squires

LES BEAUX JOURS D'ARANJUEZ (Os Belos Dias de Aranjuez), de Wim Wenders, com Sophie Semin, Reda Kaleb, Jenz Harzer, Nick Cave e Peter Handke (também autor do texto)

OBS: quando tiver tempo para as escrever acrescentarei a esta nota as razões destas preferências




Sem comentários:

Enviar um comentário