Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

SUITE QUEBRA-NOZES, pelo GATEM



NO 20º ANIVERSÁRIO DO GATEM - GRUPO DE TEATRO ESPELHO MÁGICO - No Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal (27-Nov)

Bela dramaturgia de um famoso conto de E.T.A.Hoffmann, O QUEBRA NOZES E O REI DOS RATOS. 

Relembrar, para os que já se esqueceram, que o escritor é o dos CONTOS DE HOFFMANN, obra-prima musical de Offenbach, que depois foi genialmente adaptada ao cinema pela famosa dupla Michael Powell e Emeric Pressburger. (esta é para os cinéfilos, porque foi a partir desse filme que vi nos anos 50 do século passado que passei a admirar o trabalho desses dois grandes cineastas) 
Este conto particularmente tem outras adaptações à música e ao bailado, a mais famosa das quais é a do grande e muito admirado Piotr Tchaikovsky.

Quanto a este espectáculo do GATEM é de novo belo e encantatório. Embora dedicado em primeiro lugar aos mais novos, em grande número na sala, agrada também muito aos graúdos.
Gostei muito! Parabéns a todos os intervenientes, nomeadamente aos que vimos actuar tão bem em palco.

Parabéns à Céu Campos e ao Ricardo Cardoso, que julgo são os principais responsáveis por estas maravilhas!

Aos Amigos que me lêem que não percam próximas representações! 
E eu fico a aguardar a estreia do próximo espectáculo do GATEM.

(texto publicado no Facebook)




Sem comentários:

Enviar um comentário