Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 24 de março de 2017

AQUARIUS, de Kleber Mendonça Filho



AQUARIUS, de Kleber Mendonça Filho

Amigos atentos à Cultura não percam um magnífico filme em exibição, AQUARIUS, do cineasta brasileiro KLEBER MENDONÇA FILHO, com a nossa inesquecível grande actriz SÓNIA BRAGA, aqui mais uma vez soberba!

Este ano ainda não vi melhor! Obra multipremiada em todo o mundo. E se os diálogos que, em português português, são às vezes difíceis de entender na íntegra aqui, em português brasileiro, percebem-se muito bem. 

AQUARIUS é uma obra magnífica e não é certamente por acaso que lemos no genérico final, na sua produção, grandes nomes do Cinema, também do brasileiro, como Carlos Diegues e Walter Salles.

Esta é uma obra claramente empenhada politicamente, na medida em que não esconde o estado da sociedade actual nos países mais desenvolvidos, no Brasil também, com a chegada ao poder de uma juventude, oriunda em geral da grande burguesia, preparada para servir o grande capitalismo sem escrúpulos sociais, éticos e humanistas. Em parte responsável pelo descalabro financeiro que assola novamente o sistema capitalista, colocando em grandes dificuldades a economia mundial dele dependente e fazendo sair dos ovos as serpentes do fascismo, para serem utilizadas pelo grande capital como elementos de violência e repressão sobre os povos que se revoltam.

Muitos desses jovens quadros do capitalismo vão estudar para os EUA e/ou frequentam os "MBA's" e afins, famigerados cursilhos, também responsáveis pela formação desses novos monstros de colarinho branco, cheios de risinhos e mesuras mas que não recuam diante de nada para atingir os seus fins pessoais e os objectivos que os grandes patrões determinam. 

Os últimos anos no nosso País, até Dezembro de 2015 com um governo de extrema-direita, entretanto afastado pelo voto popular, que os partidos à sua esquerda souberam interpretar por proposta do partido comunista que possibilitou a formação de um governo mais democrático, mostraram ao nosso povo, e da maneira mais cruel, como essa gente de direita e extrema-direita actua, eliminando brutalmente, quando chega ao poder, os direitos dos trabalhadores e das classes populares para favorecer o grande capital e os mais ricos.

Em AQUARIUS, a personagem principal é Clara (Sónia Braga), uma jornalista e escritora que ainda vive no apartamento onde nasceu e viveu toda a sua vida, com pais, irmãos, marido, filhos, atravessada por momentos felizes e também trágicos, como a sua doença (cancro) e depois a morte do marido. 

Aquarius foi um grande edifício, cheio de vida, mas agora Clara é a sua última habitante, visto que todos os outros foram sendo aliciados e persuadidos a sair, com promessas que não chegaram a ser cumpridas, por uma construtora com planos para o edifício, que os novos donos querem transformar num condomínio de luxo. Para isso vão tentar tudo para que Clara desista dali viver. Mas Clara é uma resistente, como sempre foi, também nos tempos da ditadura fascista dos militares nos anos 60 e 70. E faz de novo frente ao inimigo.

No papel de Clara está uma grande actriz, Sónia Braga, que nos encantou há muitos anos com o seu desempenho em Gabriela, Cravo e Canela, numa das grandes personagens femininas de Jorge Amado (Mariana, Gabriela, Tieta, e muitas mais). Sónia, volta agora a mais uma interpretação sublime, a da lutadora Clara. 

A selecção e direcção de actores são magníficas também, com uma nota especial para um novo rosto que logo nos seduz, Barbara Colen, como Clara muitos anos antes (anos 80). Tal como a escolha da música que acompanha a obra, relembrando grandes nomes da música brasileira, de Villa-Lobos a Elis Regina, Maria Bethânia, entre outros. É um filme inteligente e culto que não esquece referências ao grande cinema - Kubrick.

As imagens das orgias da grande burguesia, as "festas", numa grande cidade como o Recife, local de acção da obra, não chegam a chocar porque são apenas entrevistas.

Por estas razões a obra tem sido multipremiada internacionalmente: 21 nomeações e 18 prémios em grandes festivais! Aplaudida pelo público e por grande parte da crítica em Cannes, onde realizador e actores, na cerimónia de entrega dos prémios, denunciaram o golpe que a direita, utilizando a sua maioria no parlamento e senado, executou friamente no Brasil, com o apoio norte-americano e dos media, estes, lá tal como cá, nas mãos do grande capital, afastando a Presidente eleita Dilma Roussef e colocando no poder um político desconhecido, menor e corrupto, Temer, que fazia parte do seu governo, como acontece em geral nestes golpes.

NÃO PERCAM!





2 comentários:

  1. Grato pelo texto que nos situa, em termos do tema e do território onde se desenrola. Encantado pelas elogiosas referências a Sónia Braga, ao bom gosto da realização, da escolha musical, da clara opção na salvaguarda de uma escala humana arruinada pelos monstros que emergem no quotidiano. Veja-se a turistificação de Lisboa, da qual acabei por ser vítima também...Abraço fraternal! Luís Filipe Maçarico

    ResponderEliminar
  2. A turistificação da nossa cidade está a atingir níveis assustadores, afastando os lisboetas para a periferia, devido principalmente à especulação inacreditavel no preço das rendas.
    E a actual e famigerada lei das rendas, ainda obra do passado governo psd/cds, feita para beneficiar escandalosamnete os grandes senhorios, está a permitir todos os desmandos para afastar inquilinos.
    E os transportes públicos não dão resposta ao aumento de utilizadores em certas carreiras, que os turistas trouxeram.
    Grande abraço e obrigado pelo comentário

    ResponderEliminar