Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

CENTENÁRIO DO CINEMA INDIANO

CINEMA INDIANO

Provavelmente não serão muitos os que sabem que o país que mais filmes produz continua a ser a Índia. Mais que os EUA ou a República Popular da China!
E tudo começou há um século, com a estreia do primeiro filme produzido naquele país, então ainda ocupado pelo império britânico  Foi em Bombaim, e era uma adaptação do mais famoso dos poemas épicos indianos, "Mahabarata". O filme chama-se "Raja Harishchandra" e foi realizado por Dadasaiheb Phalke. Não posso falar do Cinema Indiano sem referir o mais célebre dos seus realizadores, Satiajit Ray, cujas obras principais foram exibidas na Europa. A sua "Trilogia Apu" (que revi na Cinemateca há poucos anos) é uma obra-prima absoluta e, pelo menos para mim, continua na reduzida lista de obras máximas da Sétima Arte.
A propósito recuperei um texto que escrevi aquando da visão de "Mother India", também na Cinemateca, para os amigos interessados.

"MOTHER INDIA, de Mehboob Khan (IND) (1957) (visto na Cinemateca)

Nos anos 50, passou em Portugal, nomeadamente (e salvo erro) no velho cinema Odeon, “Prestígio Real” (1952), filme deste famoso cineasta indiano. Grande sucesso universal, também o foi em Lisboa, estando mais de um ano em exibição e vimo-lo então como quase toda a gente. (embora ainda adolescente)
No entanto “Mother India” (provavelmente o seu maior sucesso e um dos maiores da história do cinema indiano – um dos mais importantes do mundo, pelo menos em quantidade de obras produzidas), não foi exibido em Portugal, muito provavelmente banido pela censura.
O que continua a ser admirável neste melodrama de Mehboob (1906-1964), com quase três horas de duração, apesar do seu classicismo, é o sentido popular, no bom sentido, dirigido às grandes massas, fluindo entre as cenas de intenso dramatismo e as de festa, com as manifestações de alegria popular, nunca caindo no ridículo, mesmo aos olhos intelectuais urbanos do início do século XXI.
A história do Cinema (e a propósito refira-se o belo texto de José Manuel Costa, em “Cinemas da Índia”, crítico que se destaca nas publicações Cinemateca, pela qualidade dos seus escritos), refere-se-lhe como sendo uma espécie de Mãe Coragem Indiana, interpretada pela famosa actriz Nargis. Os verdadeiros heróis são parte do povo anónimo, constituindo este, de facto, o grande protagonista da saga. É a vida dos camponeses que é mostrada, com todos os seus dramas (e algumas poucas alegrias), ocasionados pelas condições de exploração, por vezes sub-humanas, em que trabalham e vivem, ficando a religião, que outros tendem a mostrar como o principal, para segundo plano, reduzida à sua real função de tentativa de lenitivo para as agruras da existência, e como tal acarinhada pelo poder.
Aliás é fundamentalmente, nestes aspectos – cinema de massas, o povo como protagonista, que se lhe podem apontar influências do cinema soviético e por outro lado o diferencia radicalmente do cinema de Cecil B. de Mille, com o qual alguns o querem aparentar.

Apesar da sua longa duração, vê-se sem ponta de fastio e com alguma emoção."

(publicado no facebook, em Mai-2013)


https://www.google.pt/search?q=mother+india&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=XjZxUu31D83G7AbrqoDwAw&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1263&bih=467#facrc=_&imgdii=_&imgrc=dziITC2C7QE-9M%3A%3BXNTpAcxAsZLJBM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.missmalini.com%252Fwp-content%252Fuploads%252F2013%252F05%252FMother-India-Movie-Poster.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.missmalini.com%252F2013%252F05%252F06%252Fmother-india-has-been-to-greece%252F%3B527%3B318

Sem comentários:

Enviar um comentário