Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DIÁRIO DE UMA CRIADA DE QUARTO (Teatro)

DIÁRIO DE UMA CRIADA DE QUARTO (LE JOURNAL D’UNE FEMME DE CHAMBRE) 
de Octave Mirabeau (1860-1917), adaptação teatral de Clara Rocha Viegas, direcção e encenação de Armando Caldas, para o INTERVALO – GRUPO DE TEATRO, interpretação de Adriana Rocha

O romance foi escrito em 1900, e dedicado ao jornalista Jules Huret (1863-1915), autor de “Enquête sur la Question Social en Europe” (Inquérito sobre a Questão Social na Europa), de 1891 (entrevistas) e 1897.
Esta obra, sobre as relações desiguais entre senhores e servos, entre patrões e criados,  escrito em 1900, episódio da luta de classes, tem apaixonado grandes mestres.  É uma visão, sob o ponto de vista dos humilhados e oprimidos, em  contraponto às idílicas e falsas versões das classes dominantes, de que  a relativamente recente série televisiva britânica, “Upstairs, Downstairs”, é um bom exemplo, tendo obviamente, diga-se de passagem, a qualidade de alguns produtos daquela origem destinados ao grande público.
Jean Renoir, ” o grande mestre do realismo poético”, na opinião de Georges Sadoul, o autor de “La Régle du Jeu” (A Regra do Jogo), de “La Grande Illusion” (A Grande Ilusão), de “The River” (O Rio Sagrado) ou do menos conhecido (por razões ideológicas) “La Vie est à Nous”  (1936), adaptou em 1946, com a colaboração do actor Burgess Meredith, o romance de Mirabeau. O filme intitulou-se “Diary of Chambermaid”, realizado nos EUA, durante o exílio de Renoir naquele país, na época do nazi-fascismo e da ocupação da sua França pelos nazis. A famosa Paulette Goddard foi a protagonista.
Luis Buñuel, “de uma infinita ternura sob uma aparente crueldade, intransigente e compreensivo, a honestidade e a fidelidade a si próprio, à sua arte, aos seus ideais , aos seus amigos” (Georges Sadoul, também no seu “Dicionário dos Cineastas”), realizou em 1964, com adaptação de Jean-Claude Carrière do romance de Mirabeau, uma versão com o mesmo título, transportada para os anos 30, época da ascensão do fascismo na Europa. Jeanne Moreau, a grande diva do cinema francês, tem nesta obra de Renoir, um dos seus grandes papéis.
A encenação do Intervalo Grupo de Teatro para o romance de Mirabeau é mais um dos grandes espectáculos desta companhia, de tão grande qualidade que faz prever a sua passagem por alguns dos melhores palcos do nosso País.
Excepcional interpretação, a solo, de uma jovem actriz, Adriana Rocha, que vimos pela primeira vez e nos surpreendeu pela enorme qualidade do desempenho.  São cerca de 90 minutos, num cenário único, em que só a luz e as deslocações da actriz através da cena variam, que passam num ápice e nos emocionam. 
Quem acompanha desde sempre o trabalho desta companhia, que vai no seu 44º ano de actividade e 87º espectáculo (incluindo o precursor 1º Acto Clube de Teatro, em Algés), diz que este pode juntar-se aos melhores espectáculos da companhia, e a nós, que só há alguns anos (mas já são alguns...)  os seguimos sem falha, não nos custa a acreditar.

Por isto tudo, Amigos, não faltem! E em especial aos que não conhecem este carismático espaço de cultura da nossa área metropolitana, aproveitem esta oportunidade para o ficarem finalmente a conhecer. É que culturalmente é imperdoável não o fazerem.

(publicado no facebook, em 15-Jun-2013)

https://www.google.pt/search?q=di%C3%A1rio+de+uma+criada+de+quarto,+intervalo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=mDlxUqugAZLX7Aak9IGQBA&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1263&bih=510#facrc=_&imgrc=PPk936HIEfSwGM%3A%3BSM6u9RDcAdv2PM%3Bhttp%253A%252F%252Faviagemdosargonautasdotcom.files.wordpress.com%252F2013%252F06%252F4554291.jpg%253Fw%253D710%3Bhttp%253A%252F%252Faviagemdosargonautas.net%252F2013%252F06%252F28%252Ffui-ao-teatro-ver-diario-de-uma-criada-de-quarto-de-octave-mirbeau-por-joao-machado%252F%3B460%3B307

Sem comentários:

Enviar um comentário