Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 1 de novembro de 2015

SEMANA CULTURAL DO INTERVALO GRUPO DE TEATRO - ENCERRAMENTO



A 36ª Semana Cultural do Intervalo Grupo de Teatro, terminou com a representação do último grande sucesso do Intervalo, a dramatização do romance RATOS E HOMENS, de John Steinbeck. Ver actores e espectadores não conseguiram suster as lágrimas e faltar-lhes a voz, tomada pela emoção, é muito raro e só pode acontecer quando um texto admirável chega ao coração e inteligência dos espectadores através da voz dos actores e da encenação. Aconteceu hoje de novo no Auditório Lourdes Norberto. Quem ainda não viu não perca as derradeiras representações este ano desta peça naquela sala (próxima semana, sexta e sábado, salvo erro). Não me envergonho de dizer que desta vez a emoção me venceu.

Agora estou cansado, depois de um mês e meio muito complicado para mim (mas o mau tempo por agora passou) e por isso não vou agora comentar a belíssima noite de ontem, com a homenagem ao Manuel Freire, o grande cantor da Pedra Filosofal (António Gedeão) e de Ouvindo Beethoven (José Saramago)! Depois falarei disto. 

Fica aqui o meu grande obrigado a este fantástico Grupo por estes espectáculos magníficos que nos dá, num trabalho admirável de Cultura para o povo! 

E que a interpretação da grande revelação, o jovem José Coelho, em Lennie, venha a ser premiada, porque este ano ainda não vi melhor, e já vi muito e muito bom ! 

11-Out-2015



ADENDA: Este é um texto sobre o encerramento da Semana Cultural do Intervalo Grupo de Teatro. Atenção que a peça ainda é exibida hoje, 17 de Outubro. Não percam, Amig@s, quaisquer que sejam as vossas ideias ou credos, porque julgo que é impossível ficar-se indiferente perante um espectáculo destes. Se ficassem também julgo que não seria vosso amigo. A Amizade para mim é incondicional mas pressupões meia dúzia de princípios fundamentais - um deles é obviamente o Humanismo e o respeito pelo Outro, seja em que condições Ele estiver.

17-Out-2015

As imagens seguintes são dos ensaios do Intervalo Grupo de Teatro, no Auditório Lourdes Norberto



Sem comentários:

Enviar um comentário