Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 8 de abril de 2017

SÃO JORGE, de Marco Martins



Não perder "SÃO JORGE", de Marco Martins, que já nos havia oferecido obras muito interessantes em filmes anteriores. 

É um retrato realista de vítimas da criminosa austeridade inventada pela política de direita para atacar os direitos dos trabalhadores e do povo, enquanto beneficiou o grande capital, os banqueiros e os ricos, cujas fortunas continuaram a crescer, e fazendo o capitalismo regressar ao nível de exploração do passado, que a Revolução de Abril havia combatido e diminuído. 

Com extraordinárias interpretações, utilizando alguns grandes actores profissionais misturados com actores improvisados, escolhidos das populações reais. Valeu um primeiro prémio a Nuno Lopes, em Veneza, num dos mais importantes festivais de cinema.







3 comentários:

  1. Um dos três filmes que desejo ver, na actualidade. "Neruda", perdi-o ao ir para o sul...saiu rapidamente de cartaz. Gael Garcia Bernal, é um actor de referência. A sua postura na entrega dos óscares reforçou a admiração que criei por ele, sobretudo nos "Diários de Motocicleta". Depois há Aquarious, que tentarei ver...Um abraço companheiro Egas.

    ResponderEliminar
  2. Gosto bastante da maioria dos filmes que vi do Pablo Larrain, o autor de "Neruda". Todavia ainda não vi este, também porque a evolução ("Jackie") do cineasta não me interessou por aí além e também porque nos cartazes publicitários de "Neruda" era afinal o polícia (desempenhado por Gael Garcia Bernal) que aparecia em primeiro plano e não o grande poeta e ser humano que foi Neruda, o que não deixa de ser estranho.
    Quanto aos "Diários de Mtocicleta", de Walter Salles é extraordinário. E gosto muito do Gael, independenteemnte de gostar ou não das personagens que interpretou... Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Nos Diários de Motocicleta, do Walter Salles, tudo coincide: a grande interpretação de Gael e a personagem que interpretou, Che Guevara, que tanto admiramos, pela sua coragem, pelo despreendimento pela posse de bens materiais e pela sua enorme grandeza humana.

    ResponderEliminar