Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS

PRÉMIOS

-Da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA)

Finalmente uns Prémios a merecer o nosso interesse (e transmitidos em horário nobre na TV…).
Dos vários premiados, e nas artes que mais seguimos, saliência para o Cinema, onde Margarida Carvalho (extraordinária em “Veneno Cura”, de Raquel Freire, um dos bons filmes de 2009), e João Lagarto (no também muito interessante “4 Copas”, de Manuel Mozos) foram considerados os melhores do ano – actriz e actor, em dois filmes, de verdadeiros Autores que, em minha opinião, ultrapassaram largamente a mediania.
Mas houve outros criadores que muito apreciamos, também premiados – Paula Rego e a sua Casa das Histórias (por favor não percam!), Eduardo Gageiro (um dos grandes nomes da nossa, e não só, Cultura), Júlio Pomar (Prémio Vida e Obra), Quarteto Lopes Graça (Música Erudita), Cristina Branco (Melhor Canção), Madalena Vitorino (Dança), etc.
E até no teatro, onde os gostos subjectivos do júri muito pesam, um prémio (cenografia) para a magnífica “Uma Longa Jornada Para a Noite”, encenada por Rogério de Carvalho, para a CTA.
Espero que estes Prémios Nacionais do SPA se venham a tornar uma referência, combatendo a pobreza (e até, às vezes, mediocridade) de outros eventos do género.

-Prémio Internacional Resistência e Liberdade, atribuído pelos Governos das Astúrias e Ilhas Baleares.

Com José Saramago como presidente do júri, atribuído à activista saaraui, pela libertação do seu país, Saara Ocidental, Aminetu Haidar.

HOMENAGENS A GRANDES FIGURAS DA NOSSA CULTURA

A João de Freitas Branco, em 28 de Fevereiro de 2010, nos 20 anos do seu falecimento, em sessão organizada pelo Sector Intelectual de Lisboa do PCP, no Palácio Foz.

OUTRAS NOTÍCIAS


ROMAN POLANSKI

O famoso realizador polaco, que os norte-americanos perseguem desde 1977, como “gato a bofe”, por pretensas imoralidades, e que um juiz suíço, provavelmente em busca de notoriedade, resolveu (?) processar (com tantos efectivos criminosos a passearem-se à vontade por ali, por aí ou até por aqui !!!…), apresentou (embora impedido de se deslocar fisicamente) o seu último filme, em Berlim, no Festival de Cinema. Chama-se “THE GHOST WRITER”, e foi aplaudido na BERLINALE. Será que virá até ao nosso país, ou a nossa actual condição de colonizados não nos vai permitir vê-lo?

KEN LOACH 

Não falhar o seu “O Meu Amigo Eric”, filmado em Manchester, com o astro francês do futebol e não só (música, cinema e teatro) Eric Cantona. A propósito, deploro a existência de violência no desporto, nomeadamente no futebol (uma das razões porque, apesar de gostar muito desse jogo, deixei praticamente de assistir). Detesto os hooligans e as suas claques, com infiltrações fascistas e neo-nazis no mundo do desporto. Por isso, por uma vez, gostei da resposta de Cantona ao insulto do membro de uma dessas claques, em Inglaterra.

MANUELA DE AZEVEDO

Aos 98 anos, jornalista activa desde 1934, no jornal “República”, publica “Memória de Uma Mulher de Letras”. O “DN” publicou a sua foto, a autografar a obra na respectiva sessão de apresentação. A não perder, principalmente para quem como nós a tentou ler sempre, pelas suas críticas teatrais de grande qualidade.

HAROLD PINTER 

O famoso dramaturgo, escritor e argumentista de cinema (e também realizador), prémio Nobel da Literatura em 2005, falecido em Dezembro de 2008, vítima de cancro, na sua Londres natal, onde nascera em 20 de Outubro de 1930, vivia desde 1975 com a escritora Antonia Fraser (com título de Lady, para os que ainda se impressionam com essas coisas), e casaram em 1980. Agora a sua companheira fala sobre aquele que foi um dos maiores dramaturgos do Século XX (e um dos de quem mais gostamos).
As encenações de algumas das suas peças, entre nós, por Artur Ramos e Jorge Silva Melo, são inesquecíveis – “O Encarregado”, Um Para o Caminho”, “A Colecção”.
Os argumentos para as obras-primas de Joseph Losey, “O Criado” (The Servant) e “Acidente” (Accident), e as adaptações ao cinema de “Go-Between” (para Joseh Losey) e “A Amante do Tenente Francês” (para Karel Reisz), resultaram em obras extraordinárias.
(Ler entrevista à escritora na “Pública”, de 14fev10)

Sem comentários:

Enviar um comentário