Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

EXPOSIÇÃO NA TORRE DO TOMBO

UMA EXPOSIÇÃO – “Cada fio de vontade são dois braços e cada braço uma alavanca” (versos da canção revolucionária “Hino de Caxias”)
***** (5)

A imprensa manuscrita, produzida por militantes comunistas, nas prisões do fascismo (anos 30 e 40, do século XX), na Torre do Tombo. Estima-se que tenham sido feitos mais de 200 números.
Os jornais feitos à mão, nas prisões fascistas, pelos militantes revolucionários, comunistas, constituem uma enorme lição de coragem, nas condições mais adversas. Jornais sempre com elevado nível teórico e gráfico.
Em Setembro de 1935, o “Le Monde”, quotidiano francês, escrevia: são “documentos únicos na história do movimento revolucionário” e “não conhecemos outro caso de publicações produzidas no interior de cadeias fascistas de outros países”.
Imperdível esta exposição, constituída por documentação cedida para a exposição pelo Partido Comunista Português. Nela se podem consultar vários exemplares digitalizados. Só até ao fim deste mês de Maio.
***** (5)

Sem comentários:

Enviar um comentário