Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 4 de março de 2015

BIRDMAN



Pequena nota cinéfila

Provavelmente é filme para, principalmente, quem goste muito de Cinema!

Refiro-me à ultima obra, BIRDMAN (A Inesperada Virtude da Ignorância), do cineasta mexicano, nascido na Cidade do México, que é por vezes excessiva e exagerada, violenta na linguagem e trocista dos seguidores acéfalos das novas tecnologias, tal como da maioria dos "blockbusters" produzidos em Hollywood para consumo de públicos muito pouco exigentes (mesmo que tenham intérpretes de primeira grandeza) e ainda, com mordaz ironia, dos críticos do nosso descontentamento (hilariante a figura da famosa escriba nova-iorquina, que nos fez lembrar outros mais modestos...). 

Nem é preciso ser espectador atento e reparar no tour de force, tecnológico, dos longuíssimos planos únicos (planos sequência), para se impressionar com uma obra que tem alguns momentos brilhantes. 

Um deles, pelo inesperado, pelo insólito, é o surgimento nas profundezas do teatro do músico da obra - o percussionista António Sanchez. 



E a propósito: o melhor que li até agora sobre o filme foi a magnífica entrevista ao realizador, Alejandro González Iñárritu, na famosa revista de cinema francesa, Positif - Revue mensuelle de cinéma, apesar do descontentamento que foi ler no mesmo número um editorial mais que reaccionário. Como foi possível?

Entretanto as imagens são do St.James Theatre, em Nova Iorque, onde foi filmada a obra.

Nota à posteriori: BIRDMAN ganhou os principais prémios dos Óscares para as obras estreadas em 2014 - filme, realização e fotografia! Uma surpresa para muitos...





NOTA: texto publicado inicialmente no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário