Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 4 de março de 2015

O ESPÍRITO DE 45





THE SPIRIT OF' 45 (O Espírito de 45)


Do mais interessante que está em exibição na nossa cidade!

Realizado pelo grande director britânico, Ken Loach, que tanto apreciamos.

É um filme documentário sobre a vida britânica, a começar nos anos 30 e a centrar-se no pós 2ª Grande Guerra Mundial e vindo depois até à actualidade.

Obviamente a não perder! Em exibição no recentemente aberto, com o velho nome de há um século, CINEMA IDEAL. Sito no Calhariz (ao Largo do Camões), que é a mais simpática sala da cidade.

Sobre o realizador, relembrar que o primeiro filme que dele vi, e aliás o primeiro que realizou, em 1969, KES (Os Dois Indomáveis) causou-me logo uma grande surpresa pela enorme qualidade do filme de um realizador então praticamente desconhecido, nesse final dos anos 60. Como de outras vezes, sem referências críticas, fomos tocados apenas pela realização magnífica de Ken Loach. 

E nunca mais quisemos perdemos uma estreia sua, sempre que aqui acontece, muitas vezes não chegando a vir, mas isso são os problemas da péssima distribuição que vamos tendo neste país, a maior parte completamente comercial...




Sem comentários:

Enviar um comentário