Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 23 de março de 2016

O CASO SPOTLIGHT (Spotlight), de Tom McCarthy

FILMES PARA OS OSCARES (II)

SPOTLIGHT (O Caso Spotlight), de Tom McCarthy



"Partindo de uma história verídica, O Caso Spotlight devolve honradez e heroísmo à profissão de jornalista, que em tantos outros filmes tem sido exposta como um antro de abuso de poder sem escrúpulos e maleitas para a sociedade. O argumento original baseia-se na história de uma equipa de investigação do Boston Globe que investigou e denunciou abundantes casos de pedofilia na Igreja Católica, o que afectou estruturalmente os EUA. (...)" (M.Halpern, JL)




Comentário: A grande admiração que tenho pelo Jornalismo sério e empenhado na investigação, faz com que goste muito das obras que o abordam. Se me perguntarem quais os grandes nomes no Cinema que têm grandes obras sobre o tema lembro-me imediatamente de Orson Welles, Richard Brooks, Fellini, Zurlini, Rosi, Risi, Ettore Scola, Antonioni, Martin Ritt, Sidney Lumet, Robert Rossen, Woody Allen e Billy Wilder (The Front Page) e a lista continuaria.

SPOTLIGHT ganhou o Óscar para Melhor Argumento Original. Mais que merecido!





Sem comentários:

Enviar um comentário