Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 22 de julho de 2016

O GRANDE CONCLUIO CONTRA A REFORMA AGRÁRIA, de MÁRIO MOUTINHO DE PÁDUA



LEITURAS


O GRANDE CONLUIO CONTRA A REFORMA AGRÁRIA, peça de teatro de MÁRIO MOUTINHO DE PÁDUA




Uma peça com 6 actos sobre a mais bela conquista da Revolução, escrita por um grande escritor, em minha opinião, cujas obras sobre a Guerra Colonial e sobre gerações que atravessaram os anos de chumbo do fascismo salazarento,  e não se acomodaram, são referências a que volto várias vezes. 

Admiráveis textos sobre os que ousaram desertar da guerra que o fascismo moveu contra os povos colonizados que lutavam pela sua libertação, no próprio teatro dos acontecimentos e dos que lutaram contra o regime salazarista.
Este novo texto, destinado a ser representado, lê-se de um fôlego, com muita emoção, mas também com muita indignação ao relembrarmos as classes sociais, as forças políticas e as personalidades que tudo fizeram para sabotar e destruir a Reforma Agrária. Para que nunca se esqueça!

Alguém me disse que este texto teatral dificilmente poderá ser posto em cena, não só devido ao actual contexto político, mas porque é um texto longo e denso nos seus seis actos. 

No entanto, em minha opinião, será sempre possível representá-la com sucesso, dependendo da garra e talento do encenador e actores que o fizerem. 

Aguardamos!


Sem comentários:

Enviar um comentário