Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 26 de agosto de 2012

DESEMPENHOS NO CINEMA


INQUÉRITO CINÉFILO

O "POSITIF" fez neste número uma coisa que, suponho, nenhum cinéfilo consegue recusar: pedir a gente do cinema e a colaboradores da revista que escolhessem os cinco papéis masculinos e os cinco femininos ao longo da história que mais os tivessem impressionado. O resultado é um "mergulho" fascinante na História do Cinema e a que os leitores têm vontade de dar resposta. É o meu caso:

Seis desempenhos masculinos maiores no Cinema

Albert Finney (Tom Jones, de Tony Richardson) (GBR) (1963)
Benicio Del Toro (Che, de Steven Soderbergh) (EUA) (2008)
Burt Lancaster (Il Gattopardo – O Leopardo, de Luchino Visconti) (ITA) (1963)
David Hemmings (Blow Up – História de um Fotógrafo, de Michelangelo Antonioni) (ITA/GBR) (1966)
Marcello Mastroianni (La Dolce Vita , de Federico Fellini) (ITA) (1960)
Marlon Brando (The Last Tango in Paris – O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci) (ITA) (1972)

Seis desempenhos femininos maiores no Cinema

Anna Magnani (Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini) (ITA) (1945)
Diane Keaton (Annie Hall, de Woody Allen) (EUA) (1977)
Gena Rowlands (A Woman Under the Influence – Uma Mulher sob Influência, de John Cassavetes) (EUA) (1974)
Giulieta Massina (As Noites de Cabiria, de Federico Fellini) (ITA) (1957)
Gloria Grahame (The Big Heat, Corrupção, de Fritz Lang) (EUA) (1953)
Marina Hands (Lady Chatterley, de Pascale Ferran) (FRA) (2006)

Obs: baseei-me no inquérito feito pelo POSITIF. A famosa revista escolheu todavia apenas 5, eu escolhi 6. A razão é que não consegui retirar nenhum nome destas listas... e como o inquérito é pessoal e intransmissível... As escolhas basearam-se apenas no gosto pessoal e por considerar as respectivas interpretações excepcionais. Há muitos mais que gostava de incluir. Hoje optei por estas.



Nota: A foto é minha

Sem comentários:

Enviar um comentário