Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

IN MEMORIAM - JOSÉ CASANOVA



HOMENAGEM SIMPLES, de um cidadão anónimo

Julgo que para a maioria de nós, os que amam a Liberdade, representou algo de muito importante: a defesa intransigente, no sentido de firme, de inabalável, dos princípios e ideais revolucionários.
Por isso suscitava, dentro ou fora do Partido, um grande respeito pelas suas opiniões e, consequentemente, pelas dos órgãos que dirigiu.

O ser humano extraordinário, de que falam os amigos e camaradas que com ele conviveram mais de perto, está bem expresso na sua obra literária que, embora breve, é para nós uma das mais importantes das últimas décadas, apesar do silêncio que sobre ela se abateu por parte da crítica dominante, em geral ao serviço de outras classes ou por elas condicionada e sem coragem para as arrostar.


Como modesto cinéfilo gostaria muito de ver a sua obra, em especial o extraordinário romance "O Caminho das Aves", retrato de toda uma geração que não se conformou, adaptada ao grande ecrã e julgo que seria perfeitamente possível.