Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 17 de junho de 2016

CELEBRANDO HENRIQUE ESPÍRITO SANTO



CELEBRANDO HENRIQUE ESPÍRITO SANTO


Na Sociedade Musical Ordem e Progresso, uma celebração da organização da freguesia da Estrela da CDU a Henrique Espírito Santo, figura maior do Cinema Novo Português em tempo de Resistência ao fascismo e depois da Revolução de Abril em alguns dos grandes filmes então surgidos em democracia, como produtor e às vezes como actor e figurante, não esquecendo nunca a sua actividade de crítico de cinema e fundamentalmente de dirigente cineclubista nos difíceis tempos da opressão e censura em que iniciou a sua actividade. 



Foi exibido uma obra maior do Cinema Português, que é CERROMAIOR (1981), de Luís Filipe Rocha, adaptando Manuel da Fonseca no romance homónimo de 1943, que foi sujeito a censura prévia (!!!), lido um poema de Armindo Rodrigues, um grande poeta da Resistência, que se bateu em defesa do romance de Manuel da Fonseca, conforme o autor lembra no seu belíssimo prefácio à obra na edição de 1982 (não deixem de ler, também!) e sobre esse admirável poema foi oferecida a Henrique Espírito Santo uma lembrança pela organização. 



Sobre o filme só dizer agora que continua a ser visto com emoção, pelo argumento e pelas imagens, às vezes belíssimas, do nosso Alentejo. Grandes actores, alguns infelizmente já desaparecidos, fazem parte de um magnífico elenco.


Um fraterno convívio, com a participação da Guida e do Henrique, encerrou a sessão de celebração. 



Sem comentários:

Enviar um comentário