Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, de José Saramago, encenação de Helder Costa


Quando Setembro chegar ponham por favor nas vossas agendas uma ida à BARRACA, para ver a última e mais uma vez magnífica produção de A BARRACA, com a adaptação da obra de JOSÉ SARAMAGO, que muitos consideram ser a de que mais gostaram - O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS. 
É de 1936 que se trata e de FERNANDO PESSOA e de um dos seus famosos heterónimos, numa genial recriação do nosso Nobel.


Creio que posso garantir-vos que se vão rir mas ao mesmo tempo relembrar com preocupação essa época difícil do nosso País, com o fascismo em ascensão aqui e em grande parte da Europa, com as suas atrocidades sem nome, os seus horrores aqui mesmo ao lado, na Espanha invadida e saqueada. 


Saramago, como genial escritor que foi, nunca se esquece de nos lembrar em que situações históricas viveram as suas personagens, reais ou imaginárias.
Interpretações brilhantíssimas, numa magnífica encenação de Helder Costa.

NÃO PERCAM!


E já agora leiam (ou releiam) essa obra-prima da nossa literatura e não só que é O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, publicada em 1984!







Sem comentários:

Enviar um comentário