Visto na Cinemateca, CHLEN PRAVITEL'STVA (MEMBRO DO GOVERNO) (de 1939), de ALEKSANDR ZARKHI e YOSSIF KHEIFITS.
Pena que só com cerca de uma dezena de espectadores presentes (assim vai o estado da nossa cultura...) e com uma parca folha de sessão. Embora com um pequeno mas excelente texto escrito por um grande cineasta, Leonid Trauberg (facto, ausência da folha, que é para mim caso único... porquê?).
E no entanto trata-se de uma obra notável como cinema, que aborda a difícil construção do socialismo na União Soviética, que não esconde as dificuldades com que a nova sociedade se deparou mas que conseguiu vencer durante algumas décadas, atingindo desenvolvimentos sociais, económicos e científicos enormes.
Com interpretações admiráveis, em especial da grande actriz de cinema e teatro, VERA MARETSKAYA, na protagonista, uma camponesa pobre,semi-analfabeta, que pelas suas qualidades, pelo esforço na aquisição de conhecimentos para o trabalho colectivo, pelo desempenho da direcção de um kolkhoze, é convidada para o Partido Comunista e mais tarde eleita para o Soviete Supremo da URSS. Emocionante e admirável.
Vera Maretskaya (31-Jul-1906 - 17-Ago-1978) recebeu por este trabalho, em 1942, o Prémio Stáline. Que haveria de voltar a ganhar em 46, 48 e 51. Em 1949 foi nomeada Artista do Povo da URSS.
Se voltar a ser exibido algures não percam (julgo que nunca o tinha sido no nosso país). As legendas em português não existem (ao contrário do que diz a folha da sessão) e foram substituídas por uma voz off, que diz os diálogos principais.
(nota cinéfila que publiquei no facebook)
Sem comentários:
Enviar um comentário