Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 17 de fevereiro de 2018

NOTA SOBRE "VISAGES, VILLAGES"

SUGESTÃO CINÉFILA
Não deixem de ver a belíssima obra VISAGES, VILLAGES (Olhares, Lugares) realizada por Agnès Varda (aos 88 anos), em colaboração com o fotógrafo e artista de rua, JR (de 33 anos). 
Obra inovadora, que aborda alguns dos temas sociais caros a Agnès, sobre a civilização, a sociedade e os seus humanos que a compõem, e com alguns momentos que tocam muito quem gosta de Cinema e Artes Visuais. 
Relembro apenas essas extraordinárias cenas sobre Henri Cartier-Bresson e JL Godard. Conhecido o mau feitio e o de certa maneira egocentrismo de Godard, Agnès consegue fazer com que a personagem acabe por se tornar mais simpática que o era até agora para nós, forçando-nos a um sorriso.

Admirável obra que nada tem a ver com os medíocres filmes em exibição (com as excepções do costume, nomeadamente "The Post", do Spielberg, e "A Forma da Água", de Guillermo del Toro)





Sem comentários:

Enviar um comentário