Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

BROTHERS (Entre Irmãos), de Jim Sheridan

-->
“BROTHERS” (Entre Irmãos), de Jim Sheridan (EUA), **** (4)

Belíssimo melodrama sobre o regresso dos soldados, do Afeganistão, filmado do Novo México, com a sobriedade e rigor que este cineasta irlandês nos tem habituado, voltando a fazer uma obra notável, depois do “In America”, sobre a imigração.
Jim Sheridan não precisa de pôr os seus intérpretes a gritar para criar cenas de rara intensidade dramática, como já o havia demonstrado em obras anteriores. Mesmo quando a violência explode há uma certa contenção de meios utilizados, que acaba por tornar as cenas ainda mais impressionantes – o major matando o “seu” soldado no Afeganistão ou a explosão de ira, já em casa, do perturbado militar.
**** (4)

Sem comentários:

Enviar um comentário