Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 19 de dezembro de 2015

BALANÇOS 2015 - (I) - CINEMA

TOP 10 - AS MINHAS PREFERÊNCIAS DE 2015
(I)- NO CINEMA

1.1-LONGAS-METRAGENS:
AS MIL E UMA NOITES, de MIGUEL GOMES (POR)
FUTATSUME NO MADO (A QUIETUDE DA ÁGUA), de NAOMI KAWASE (JAP)
GUI LAI (REGRESSO A CASA), de ZHANG YIMOU (RPC)
IRRATIONAL MAN (O HOMEM IRRACIONAL), de WOODY ALLEN (USA)
MIA MADRE (MINHA MÃE), de NANNI MORETTI (ITA)
MISS JULIE, de LIV ULLMANN (SUE)
PHOENIX, de Christian Petzold (ALE)
QUE HORAS ELA VAI VOLTAR, de ANNA MUYLAERT (BRA)
SICARIO, de DENIS VILLENEUVE (CAN)
SPIRIT OF '45 (O ESPÍRITO DE 45), de KEN LOACH (GBR)

1.2-DOCUMENTÁRIO PREFERIDO:
CITIZEN FOUR, de LAURA POLTRAS (USA)

1.3-REVELAÇÂO:
MONTANHA, de JOÃO SALAVIZA (POR)

1.4-OBRA QUE MAIS DETESTEI ESTE ANO
BRIDGE OF SPIES (A PONTE DOS ESPIÕES), de STEVEN SPIELBERG (USA)


OBSERV: Notas sobre todos estes filmes podem ser encontradas ao longo da minha página do Facebook ou no meu blogue ou (os que passaram o crivo) no cartaz de cinema do Público. Falhei pouca coisa que possa admitir poder eventualmente  alterar esta lista...


Sem comentários:

Enviar um comentário