Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 12 de dezembro de 2015

MONTANHA, de JOÃO SALAVIZA



MONTANHA, de João Salaviza

Obra bela e agreste 

Atravessar a adolescência é quase sempre subir a uma montanha, entre escolhos e veredas muitas vezes difíceis de ultrapassar, até descobrir novos horizontes. 


Mas muito mais complicado se torna quando se vive nas margens de uma sociedade em período de declínio, em que os horizontes e as esperanças estão reduzidos ao mínimo (de súbito renascem as esperanças, em Portugal, hoje, mas o filme ainda o não sabia). 

Sabemos, julgo eu, como os exemplos a as lições aprendidas nessa fase crucial da vida são importantes para a formação do carácter, por isso quase sempre com reflexo no resto da vida. A primeira longa-metragem deste jovem cineasta faz-nos pensar nisto e isso já é um mérito.




Acresce que o faz utilizando uma linguagem um pouco rara de ver no grande ecrã, embora ele nos fale de duas ou três grandes referências - Nicholas Ray, Robert Bresson, os manos Dardenne, em obras-primas, difíceis mas, por razões compreensíveis, detestadas por muitos... 



Não digo que tudo seja perfeito mas algumas cenas de MONTANHA vão ficar na nossa memória cinéfila. Para obra de estreia é notável!

(publicado no Facebook e Cartaz de Cinema do Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário