Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 23 de março de 2016

ILUSÃO CÓMICA, de Pierre Corneille, com encenação de Manuel Jerónimo



SUGESTÕES DE CULTURA -
ILUSÃO CÓMICA, de Pierre Corneille, com encenação de Manuel Jerónimo





Agora que a Cultura está de novo na ordem do dia - 1% para a Cultura é imperativo, afastada que foi a política de direita do Parlamento, com a sua incultura e, mais do que isso, a sua anti-cultura. 

E a propósito, recomenda-se aos/às amig@s a visão de mais um magnífico espectáculo de teatro, no Intervalo Grupo de Teatro, em Linda-a-Velha, no Auditório Municipal Lourdes Norberto, numa adaptação daquela que segundo alguns críticos será uma das obras-primas do grande dramaturgo francês Corneille (Rouen 1606 - Paris 1684), contemporâneo de outros dois génios da dramaturgia universal, Racine e principalmente Molière. 



Sobre a peça agora em cena no Intervalo só vos posso adiantar que é uma belíssima metáfora sobre o Teatro, que nos faz sair daquele espaço com um grande sorriso, mesmo que a peça.de Corneille acabasse em tragédia. Parafraseando o director da Companhia, Armando Caldas acontece mais um momento mágico que não vamos esquecer, naquela carismática sala.
A interpretação das actrizes e actores do Intervalo é como sempre soberba. Mas é justo salientar o brilhantismo do desempenho de José Coelho e Miguel de Almeida nos dois principais personagens da peça. 


Apetece sair daquele Auditório Municipal com mais um grito de VIVA O TEATRO! VIVA A CULTURA!



Nota: a foto da assistência naquele teatro é uma foto de arquivo, feita em Outubro de 2015, no decorrer da Semana Cultural, neste caso no dia da Homenagem ao muito saudoso José Fonseca e Costa, no último acto público em que participou, segundo suponho. (foto oferecida pelo Intervalo Grupo de Teatro)

(texto publicado na minha página do facebook depois da visão deste espectáculo, em 5-Fev)

Sem comentários:

Enviar um comentário