ARSENAL, de Aleksander Dovjenko (URSS-1929)
Outra das obras-primas do cinema mudo soviético, realizadas nos anos 20. Este filme retrata o período da 1ª Grande Guerra (1914-1918), com todos os seus horrores mas ao mesmo tempo a difícil luta pela Revolução Socialista na Ucrânia, numa homenagem aos militantes comunistas que lutaram e pereceram na luta por um mundo melhor e mais justo. A imagem fortíssima do operário revolucionário ucraniano, oferecendo o peito descoberto às balas dos contra-revolucionários, fecha a obra.
No entanto já em 1965, o grande historiador francês do Cinema, Georges Sadoul, na sua famosa obra Dicionário dos Filmes (que ainda hoje utilizo e os críticos burgueses detestam. Pudera!), afirmava que na versão francesa desta obra-prima da 7ªArte:
"o argumento é difícil de seguir numa versão francesa remontada, enquanto era coerente e apaixonante na versão russa deste filme romanesco e lírico, obra-prima da arte do mudo."
Que diremos nós agora da versão remontada e talvez cortada que nos é dado ver? Lamentável mas ... provavelmente coerente com quem organiza estes ciclos...
Em todo o caso a grandeza das imagens é tal que a sua visão se justifica sempre!
De facto quando se cita este filme que é uma das grandes obras-primas deste cineasta soviético, nascido na Ucrânia, em Sosnitsi, Aleksander Dovjenko, filme realizado na URSS em 1929, é quase sempre a imagem do seu herói, o operário revolucionário ucraniano, Timoch, que na parte final da 1ª Grande-Guerra (1914-1918) regressa a casa, desertando da frente de combate da guerra imperialista, que a Revolução de Outubro (1917) condena e Timosh incita os operários do Arsenal a pegarem em armas para defenderem a Revolução.
Os cossacos contra-revolucionários invadem a fábrica e provocam um massacre.
Timoch enfrenta a peito descoberto os contra-revolucionários nacionalistas, numa imagem símbolo da Revolução invencível. E essa é a imagem que surge no final deste obra-prima, ao mesmo tempo poética e lírica da luta revolucionária.
No entanto, no ciclo onde vimos recentemente o ARSENAL, lamentavel e inacreditavelmente a imagem do operário comunista Tomish é substituida pela de cossacos contra-revolucionários, no prospecto distribuído na sessão e no ciclo!
Porque os neo-nazis, voltaram recentemente ao poder na Ucrânia, apoiados pela NATO e pela fascizante UE, num sangrento golpe de estado, ilegalizando depois o Partido Comunista?
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