Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 2 de julho de 2016

OUTUBRO, de SERGUEI EISENSTEIN

OBRAS PRIMAS DA SÉTIMA ARTE E DO CINEMA REVOLUCIONÁRIO - 

OUTUBRO, de SERGUEI EISENSTEIN 

Outra das obras-primas absolutas deste grande Mestre da Sétima Arte.
Visto em ciclo de filmes soviéticos a decorrer na nossa cidade.


Pena que a exibição desta extraordinária obra, realizada na URSS, em 1929, para comemorar o 10º Aniversário da Revolução de Outubro, não tivesse, nesta exibição de agora, o enquadramento que merecia, incluindo uma legendagem que permitisse uma visão mais completa desta obra-prima do cinema revolucionário, em todos os sentidos, incluindo o estético. Lamento não ter conseguido encontrar na Net fotogramas das imagens das grandes massas em movimento, que são uma das características mais brilhantes desta obra. 













Julgava que nenhum cinéfilo que se preze podia desprezar uma obra como OUTUBRO. Mas fui ler alguns textos sobre ela em obras sobre cinema que possuo e fiquei espantado com a desonestidade intelectual de alguns, na tentativa de justificar um anti-comunismo óbvio. É que tinha acabado de ver o filme e as imagens estavam bem presentes. Lamentável... 

Só posso dizer mais uma coisa: 
Vejam, revejam, esta obra-prima, que nem a passagem do tempo consegue ofuscar! 



Sem comentários:

Enviar um comentário