Três documentários do grande cineasta cubano, Santiago Alvarez, realizados nos primeiros anos da Revolução Cubana.
Vistos no DOCLISBOA / CINEMATECA PORTUGUESA, no Ciclo de Cinema Cubano
CERRO PELADO (1966) - A vitoriosa participação de Cuba nos X Jogos Desportivos Centro-Americanos, apesar da tentativa de o impedir por parte dos norte-americanos.
Cerro Pelado é o nome do navio onde a comitiva viaja e onde são filmadas algumas das grandes cenas da obra.
O regresso a Cuba, depois dos espectaculares resultados dos atletas cubanos e o encontro com Fidel Castro é emocionante.
Alguns só conseguem ver lamentavelmente nesta magnífica obra principalmente propaganda. É uma questão ideológica, de direita, de quem não consegue aceitar a realidade quando ela não convém às suas ideias.
HANOI MARTES 13 (1967) - sobre a heróica luta do povo vietnamiano, conduzida pelo Partido Comunista dirigido por Ho-Chi- Minh. A obra filmada em grande parte no Vietname atacado pelos EUA. Impressionante documento da violência sobre populações indefesas e da luta tenaz de todo um povo contra o agressor imperialista.
HASTA LA VICTORIA SEMPRE (1967) - Uma grande e bela homenagem ao heróico revolucionário, Che Guevara, a quem a Revolução Cubana tanto ficou a dever, realizada depois da sua morte, assassinado pelas tropas governamentais na Bolívia.
Sem comentários:
Enviar um comentário