Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 8 de abril de 2017

EXPOSIÇÕES DE FOTOGRAFIA - ALFREDO CUNHA

ALFREDO CUNHA, nascido em Celorico da Beira, 1953

É considerado um dos grandes foto-jornalistas portugueses. E o Foto-Jornalismo continua a ser para mim uma das mais importantes, senão a maior, das actividades relacionadas com a fotografia. Nele estão incluídos alguns dos mais notáveis autores desta Arte.

A exposição está patente num espaço já carismático para a fotografia, a Cordoaria Nacional, na Junqueira, Lisboa, onde já vimos algumas exposições excepcionais: a dos fotógrafos da Magnum, a de Sebastião Salgado, a de Alberto Korda,  - o fotógrafo cubano que fez a mais publicada fotografia de sempre, a de Che Guevara, etc.

As minhas fotografias, de que aqui publico algumas, são a minha visão sobre esta exposição e não pretendem ser mais que isso. Entre os que surgem nestas fotos está o próprio autor, Alfredo Cunha, que tive a felicidade de captar a partir de um vídeo exibido na exposição, num olhar sobre uma das suas mais célebres e belas fotos, a que fez, em 25 de Abril de 1974, a um dos heróis da Revolução de Abril, o Capitão Salgueiro Maia, que já infelizmente nos deixou e cujas homenagens públicas foram então sabotadas pelo ex-Presidente da República de triste memória, Cavaco Silva, que preferiu homenagear nesse ano dois ex-pides. 

Lembrar que entre o grandes fotógrafos de Abril, além de Alfredo Cunha, se encontram Carlos Gil, também já desaparecido, mas que nos deixou um belo álbum, e o maior de todos, Eduardo Gageiro, que a Abril dedicou uma atenção muito especial desde a primeira hora e principalmente depois, fotografando as grandes conquistas da Revolução. 


















  

2 comentários:

  1. A exposição, pelo que mostra, é muito sugestiva, com qualidade. Até quando vai estar patente ao público? Abraço com admiração e amizade.

    ResponderEliminar
  2. Termina no dia 25 de Abril. Um abraço

    ResponderEliminar