ALFREDO CUNHA, nascido em Celorico da Beira, 1953
É considerado um dos grandes foto-jornalistas portugueses. E o Foto-Jornalismo continua a ser para mim uma das mais importantes, senão a maior, das actividades relacionadas com a fotografia. Nele estão incluídos alguns dos mais notáveis autores desta Arte.
A exposição está patente num espaço já carismático para a fotografia, a Cordoaria Nacional, na Junqueira, Lisboa, onde já vimos algumas exposições excepcionais: a dos fotógrafos da Magnum, a de Sebastião Salgado, a de Alberto Korda, - o fotógrafo cubano que fez a mais publicada fotografia de sempre, a de Che Guevara, etc.
As minhas fotografias, de que aqui publico algumas, são a minha visão sobre esta exposição e não pretendem ser mais que isso. Entre os que surgem nestas fotos está o próprio autor, Alfredo Cunha, que tive a felicidade de captar a partir de um vídeo exibido na exposição, num olhar sobre uma das suas mais célebres e belas fotos, a que fez, em 25 de Abril de 1974, a um dos heróis da Revolução de Abril, o Capitão Salgueiro Maia, que já infelizmente nos deixou e cujas homenagens públicas foram então sabotadas pelo ex-Presidente da República de triste memória, Cavaco Silva, que preferiu homenagear nesse ano dois ex-pides.
Lembrar que entre o grandes fotógrafos de Abril, além de Alfredo Cunha, se encontram Carlos Gil, também já desaparecido, mas que nos deixou um belo álbum, e o maior de todos, Eduardo Gageiro, que a Abril dedicou uma atenção muito especial desde a primeira hora e principalmente depois, fotografando as grandes conquistas da Revolução.
A exposição, pelo que mostra, é muito sugestiva, com qualidade. Até quando vai estar patente ao público? Abraço com admiração e amizade.
ResponderEliminarTermina no dia 25 de Abril. Um abraço
ResponderEliminar