As Mães Coragem, que o grande teatro, arte maior, tem como exemplos principais "A Mãe", romance do grande escritor russo Máximo Gorki, que Bertold Brecht adaptou magistralmente ao teatro, e deste último "A Mãe Coragem e Seus Filhos".
O saudoso e grande homem do teatro e das causas cívicas (era comunista), Joaquim Benite, adaptou ambas, realizando as melhores encenações que vi até hoje destas duas obras-primas da dramaturgia universal, com a nossa grande actriz Teresa Gafeira em duas interpretações brilhantíssimas.
Mas, na vida, as Mães Coragem também são muitas e algumas temos e tivemos a felicidade de conhecer.
Já nem falo da nossa mãe, uma vez que, quase sempre, ela é também para nós um exemplo de mãe coragem porque a conhecemos muito bem (e a minha, Gertrudes Maria, foi-o, na minha opinião).
Publico este post como Homenagem a uma dessas Mães Coragem que admirávamos muito, em relação à sua família mas também a outros jovens que dela se socorriam. Mulher desconhecida da maioria mas que quem vivia perto conhecia e admirava. D.Alípia, deixou-nos fisicamente esta semana mas fará para sempre parte dos que nunca vamos esquecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário