Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 16 de maio de 2010

IL GATTOPARDO, de Luchino Visconti (1963)

Uma nova cópia vai ser exibida no Festival de Cannes deste ano, já a decorrer. Em Março de 2006 havíamos visto a cópia restaurada, finalmente na versão original deste filme, a italiana,  e que é uma das inesquecíveis obras-primas de Luchino Visconti, um dos grandes mestres da Sétima Arte.
Sem a dobragem em inglês e os cortes vários feitos nos EUA, pretensamente para agradar ao público norte-americano, que consideram algo limitado, o que daria vontade de rir, se não fosse lamentável. E essa foi a versão que correu neste país até 2006, inclusive na TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário