Isto foi o que aconteceu no Facebook!
OS
BENEFÍCIOS (OU MALEFÍCIOS) DO FACEBOOK (depende do ponto de
vista...)
O
post que escrevi e enviei para o facebook:
http://images.search.conduit.com/ImagePreview/?q=vertigo&ctid=CT3241941&SearchSource=15&FollowOn=true&PageSource=ImagePreview&SSPV=&CUI=UN34371507074683905&UP=&UM=&start=0&pos=22
RECOMENDAÇÃO
"VERTIGO",
de Alfred Hitchcock (1958)
A mais perfeita das obras de Alfred
Hitchcock? Talvez...
Algumas
notas de um espectador apaixonado pelo Cinema: As obsessões do
cineasta -
A
mulher fatal (anjo e demónio), Kim Novak mais
bela que nunca.
A
transformação, física, da personagem.
A
cena em que Kim surge como um fantasma, (de qual passado?) na
ombreira da porta do quarto.
As
cenas do campanário, tantas vezes citadas por outros.
A
vulnerabilidade do protagonista (James Stewart), que se deixa seduzir
e enganar por uma bela mulher.
Não
é obviamente "o melhor filme do mundo" como enganosamente
a publicidade o apresenta. Foi apenas o mais votado pelos críticos
convidados pela "Sight & Sound", no final da última
década (2001-2010), no mais famoso dos inquéritos sobre cinema,
desde 1952 feito pela revista do BFI.
Sintoma
de evolução do gosto ou apenas pequeno reflexo da ideologia
dominante nos Media?
Só
por curiosidade:
Em
2012 1º - Vertigo (Hitchcock) (1958, ING/EUA) - tinha sido 7º (82), 6º (92), 2º (2002)
2º - Citizen Kane (Welles) (1941, EUA) - tinha sido 1º de 1962 a 2002
3º - Tokyo Story (Ozu) (1952, JAP) - tinha sido 5º em 2002
4º - La Règle du Jeu (A Regra do Jogo) (Renoir) (1939, FRA) - tinha sido 2º em 72 e 82 e 3º em 2002
5º - Sunrise (Murnau) (1927, ALE)
6º - 2001: Odisseia no Espaço (Kubrick) (1968, ING/EUA)
7º - The Searchers (A Desaparecida) (Ford) (1956, EUA)
8º - O Homem da Câmara de Filmar (Vertov) (1927, URSS)
9º - Paixão de Joana d' Arc (Dreyer), (1927, DIN)
10º - 8 1/2 (Fellini), (1963, ITA)
Amig@s, não deixem de ver e não se iludam com a lentidão inicial...
OS COMENTÁRIOS
Top of
Form
AS
RESPOSTAS (com 90 gostos) até ao momento. Estou contente!
Top of
Form
EGAS
Quis
recomendar aos cinéfilos e não deu para todos (o FB não deixa...).
Peço desculpa
N
Como
gostei de rever, agora, Vertigo! É que para além de obra prima, é
fabulosa!
CA
Um
GRANDE filme!
N
diria
que é devido a ambas: evolução do gosto e também um pouco de
idelogia dominante nos media. Porém, inclino-me para a primeira, que
é, de facto, a que Hitchcock merece. Depois, por que não se pode
ser burro ou cego (vendo!) a vida inteira, acrescenta-se-lhe o
sindrome do pós-mortem, na qual os génios chegam mais facilmente ao
apogeu da fama. Este, ainda a conheceu em vida, e tão justamente!
EGAS
O
comentário, que agradeço, poderia levar obviamente a uma discussão
longa porque o gosto é acima de tudo subjectivo. O que não
significa que não considere "Vertigo" e mais algumas obras
deste cineasta obras-primas. Tanto que me dei ao "trabalho"
de recomendar este filme a(o)s amig@s facebookian@s, com notificação
e tudo... Posso rir?
E
Um
filme que sabe bem ver, mais do que uma vez.É fabuloso como se
entranha em nós, e nos faz pensar na nossa própria vida.Um beijinho
para a Lucília e para ti querido Egas.
CC
Os
agradecimentos de um antigo dirigente do Cine Clube do Barreiro.
FC
É
um dos meus filmes preferidos do grande mestre Hitchcock, gosto do
Birds também mas o que mais me fascina é o Psicoses. Suspense
intenso do principio ao fim.
Todos os filmes dele são fascinantes e apesar de serem antigos eu não me canso de os ver e rever vezes sem conta.
Boa escolha
Todos os filmes dele são fascinantes e apesar de serem antigos eu não me canso de os ver e rever vezes sem conta.
Boa escolha
CF
Gosto
muito deste filme do "consagrado" Hitchcock. Obrigado Egas
pela partilha. Abraço!
EGAS
Fátima,
pode ser vista uma cópia restaurada no Corte Inglês. Não sei se a
qualidade da cor se mantém como no original mas vale a pena rever
(já vi!). E a seguir, em Fevereiro, virá o que preferes, "Psico"
(Psychose ou Psyco) também em cópia restaurada, com o susto da cena
do chuveiro... Se me perguntarem qual o que prefiro é difícil
dizer, entre "North By Northwest", "The Birds",
"Rear Window" (Janela Indiscreta") ou o velhinho (mas
admirável), "Strangers on a Train" (O Desconhecido
Norte-Expresso) (1951). O primeiro filme que vi dele é o famoso
"Rebecca" (1940). Então jovem adolescente lembro-me dessa
primeira visão por ter sido inquietante... Convém lembrar também
um colaborador excepcional do cineasta que era o músico e compositor
Bernard Herrman (não, não era alemão, nasceu em Nova Iorque...),
que colaborou também com Orson Welles, nalgumas das suas grandes
obras. Não esquecer que Hitchcock era londrino e só muito mais
tarde foi para os EUA depois de já ter vários filmes feitos na GBR.
EGAS
Correcção:
Welles e não Wells! (o FB não me deixa corrigir directamente!)
VA
E
a Kim Novack era o "meu amor" nos anos 50!
Então
e não é que foi para freira!
JA
Obrigada
Egas,esse acho que não vi, tenho na memória os Pássaros , embora
visse quase todos que aqui falas- Obrigada pela partilha
IS
.....amoadoro......sou
vidrada....
EGAS
Só
mais uma curiosidade. No inquérito desta mesma década do BFI/Sight
& Sound aos realizadores (não aos críticos) o resultado foi
muito diferente: 1- Tokyo Story (Ozu); 2-2001. A Space Odissey
(Kubrick); 3- Citizen Kane (Welles); 4- 8 1/2 (Fellini); 5- Taxi
Driver (Scorsese); 6- Apocalypse Now (Coppola); 7- O Padrinho
(Coppola); e Vertigo (Hitchcock); 9- Mirror (Tarkovsky); 10- Ladrões
de Bicicletas (De Sica). Como vêem os autores têm uma outra visão.
E já agora, para estes Fellini é o mestre dos mestres, enquanto
para os críticos é Hitchcock. Quem tem razão? tudo para ver
emhttp://www.bfi.org.uk/news/50-greatest-films-all-time
And
the loser is – Citizen Kane. After 50 years at the top of the Sight
& Sound ...Ver
mais
CP
“A
Mulher que Viveu Duas Vezes” (“Vertigo”), de Alfred Hitchcock .
perfeito da sua concepção intelectual ! Obrigado!
FG
Obrigada,
Egas, pela parilha. Um abraço
MJ
Obrigada,
Egas
CS
Obrigado.
é a NOVAK em a Mulher Fatal.
GH
es
lo mejor de suspenso! sin tanta basura d violencia .......exelente
muy bueno......
EGAS
Pode
ser revisto pelo menos em Lisboa (Corte Inglês). Vale a pena. Júlia,
se puderes vê.
JA
gostava
muito, digo-te mais tenho pena de não ter videos com esses filmes.
pois há muitos que gostava de rever,
ML
Grata
Amigo pela Partilha! Adorei este filme! Abraço!
GA
Kim
Novak é inesquecível para mim. É uma espécie de "panca".
No entanto permito-me, com o devido respeito, de quem não é nenhum
cinéfilo, achar que esta classificação é um sinal (mais um) dos
tempos. Relegar "Citizen Kane" em favor de "Vertigo"
não entendo. E nenhuma nomeação de Eisenstein (nem a "Greve",
nem "Alexandre Nevski", nem "Ivan, o Terrível"?)
Hummm...
FC
Obrigada
Egas pelo conselho sobre os filmes que sendo copias ou não de melhor
ou menor qualidade mas são e serão sempre grandes obras de arte
deste grande senhor que apesar da baixa estatura era GRANDE na sua
arte e sempre será pelos tantos registos que nos deixou e nos
fascinam.
Obrigada amigo
Uma boa noite
Abraço
Obrigada amigo
Uma boa noite
Abraço
EGAS
Nem
o "Couraçado Potemkine", sempre citado nos 10 Preferidos
dos Críticos, de 1952 a 2002 (com excepção de 1992! Curioso, não
é?). E agora volta a não o ser. No entanto é uma das obras máximas
da cinematografia mundial!
EM
Obrigada
camarada ,este eu não vi .Obrigado por seu carinho beijinho
OM
As
classificações anteriores escolheram filmes magistrais sobre o
colectivo esta escolheu uma história no individual (um par) de um
mestre do suspense!
GA
Claro
Egas, esquecimento imperdoável o meu.
AG
obrigado
camarada, uma boa noite !
IA
Obrigado
amigo, beijinhos
CE
Ah!!!
Hitchcock !!! Sem dúvida um dos realizadores mais emblemáticos da
minha juventude !!! E "Vertigo"... que dizer... Sublime
!!!! Obrigado pela partilha Amigo
Bottom
of Form
EGAS BRANCO
ResponderEliminarQuerido Amigo,
Apenas uma réplica ao que o meu Amigo, em Objetivos, assim escreveu:
( ... ) « Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas não tenho tempo... »
Replico-Lhe, então:
Se eu visse tudo aquilo que vale a pena ficaria sem pena e sem tempo para escrever sobre aquilo que gosto!
Com toda a consideração
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Fevereiro de 2013
Caro Jaime, tem toda a razão!
ResponderEliminarTodavia, e infelizmente, no não poder ver "tudo" também estão agora implícitos aspectos económicos.
Por exemplo, este fim de semana, soube só hoje (porque a TV não me disse nada...), vem a Lisboa(Gulbenkian) o Paco Ibañez de quem tanto gostamos.
Mas qual o preço de 2 bilhetes em lugar onde se consiga ver e ouvir bem?
Estamos a voltar atrás, ao tempo em que, quando jovens, estávamos limitados por isso.
Pensámos depois que uma vida de trabalho seria suficiente para assegurar ao menos essa possibilidade de usufruirmos da Cultura. Verificamos agora que não, porque os contratos que estabelecemos com o patrão e com o Estado estão ser rasgados unilateralmente e a reforma para a qual descontámos, volatilizou-se em parte, tudo por culpa da especulação financeira de banqueiros e desgovernantes(embora nunca nos tivéssemos envolvido nela). Que nome dar a esta situação? Um abraço
gosto muito de Hitchcock, já vi e revi vezes sem conta todos os filmes
ResponderEliminaragradeço o seu comentário no meu blogue
um abraço
Obrigado, Manuela. Também eu gosto muito. E particularmente deste, que me parece quase perfeito. Um abraço
ResponderEliminar