Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 2 de outubro de 2016

SNOWDEN, de Oliver Stone

Amig@s, imperdoável não ver!
 
Não só é excelente cinema como Oliver Stone fez, uma vez mais, uma obra de grande importância, na denúncia da monstruosidade em que transformaram o seu país, os EUA, e dos perigos que isso representa para a Humanidade. 
Numa sala quase cheia o impacto sobre os espectadores foi grande, assistindo em silêncio preocupado ao desvendar da existência e acção de um sistema tentacular, que se abate sobre todo o mundo, com raras excepções, podendo atingir quase tudo e quase todos, onde quer que estejam. 
E muitos, por falta de conhecimento científico, nem se aperceberão verdadeiramente da gravidade do que está a acontecer. Porque não se trata de ficção, é a realidade.

Confesso que eu próprio, apesar da experiência profissional de anos em áreas tecnológicas afins, fiquei nalguns momentos do filme quase surpreso com a dimensão do ataque à privacidade dos cidadãos e da falta de escrúpulos que está por trás das decisões políticas que levam à utilização de tais meios. Os antigos informadores das polícias políticas, do tempo da inquisição ou dos fascismos, de que a PIDE e a GESTAPO são dois exemplos terríveis, bem nossos conhecidos, são agora praticamente dispensáveis, é conclusão óbvia. 

(pequeno texto, para principiar, baseado em nota facebookiana de 1-Out-2016)






(foto da rodagem, em cima, e fotograma do filme)

Sem comentários:

Enviar um comentário