Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MAIS VALE RIR DO QUE CHORAR (Teatro)




PEQUENAS NOTAS DE UM ESPECTADOR DE TEATRO

São duas peças em um acto, uma de Georges Courteline (1858-1929), a outra de Georges Feydeau (1862-1921), respectivamente "O Chefe é um Gajo Porreiro" (Le Commissaire est bon enfant) e "Não andes nua pela casa" (Mais n' te promène donc pas toute nue), a que o Intervalo Grupo de Teatro chamou "MAIS VALE RIR DO QUE CHORAR". 

A encenação é de Armando Caldas, também director desta companhia de que tanto gostamos. 

Os autores são dois famosos e excelentes dramaturgos da comédia francesa, nascidos em meados do século XIX, contemporâneos, e ambos falecidos nos anos 20 do século passado. 

O espectáculo diverte-nos e faz-nos rir dos mais ou menos inofensivos disparates no comportamento humano, de que a sociedade em que vivemos é pródiga. 

Serve de lenitivo para suportar outros disparates, mas esses muito mais graves e intencionais, do momento político que infelizmente atravessamos. 

Uma referência aos excelentes actores da Companhia, alguns dos quais participam magnificamente nas duas peças. O espectáculo, para quem puder, é nas sextas-feiras e sábados, às 21.30 e domingos, às 16.00. Convém reservar e chegar cedo porque os lugares não são marcados. 

(publicada no facebook)




Sem comentários:

Enviar um comentário