INQUÉRITO CINÉFILO
O "POSITIF" fez neste número uma coisa
que, suponho, nenhum cinéfilo consegue recusar: pedir a gente do cinema e a
colaboradores da revista que escolhessem os cinco papéis masculinos e os cinco
femininos ao longo da história que mais os tivessem impressionado. O resultado
é um "mergulho" fascinante na História do Cinema e a que os leitores
têm vontade de dar resposta. É o meu caso:
Seis desempenhos masculinos maiores no Cinema
Albert Finney (Tom Jones, de Tony Richardson) (GBR) (1963)
Benicio
Del Toro (Che, de Steven Soderbergh) (EUA) (2008)
Burt Lancaster (Il Gattopardo – O Leopardo, de
Luchino Visconti) (ITA) (1963)
David Hemmings (Blow Up – História de um Fotógrafo,
de Michelangelo Antonioni) (ITA/GBR) (1966)
Marcello
Mastroianni (La Dolce Vita , de Federico Fellini) (ITA) (1960)
Marlon Brando (The Last Tango in Paris – O Último
Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci) (ITA) (1972)
Seis desempenhos femininos maiores no Cinema
Anna Magnani (Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini) (ITA) (1945)
Diane
Keaton (Annie Hall, de Woody Allen) (EUA) (1977)
Gena Rowlands (A Woman Under the Influence – Uma
Mulher sob Influência, de John Cassavetes) (EUA) (1974)
Giulieta Massina (As Noites de Cabiria, de Federico
Fellini) (ITA) (1957)
Gloria
Grahame (The Big Heat, Corrupção, de Fritz Lang) (EUA) (1953)
Marina Hands (Lady Chatterley, de Pascale Ferran)
(FRA) (2006)
Obs: baseei-me no inquérito feito pelo POSITIF. A famosa revista escolheu todavia apenas 5, eu escolhi 6. A razão é que não consegui retirar nenhum nome destas listas... e como o inquérito é pessoal e intransmissível... As escolhas basearam-se apenas no gosto pessoal e por considerar as respectivas interpretações excepcionais. Há muitos mais que gostava de incluir. Hoje optei por estas.
Nota: A foto é minha
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