Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 26 de agosto de 2012

EN ATENDANT, de AnneTeresa de Keersmaeker

EN ATENDANT - pela Companhia Rosas, de Anne Teresa De Keersmaeker.








Gostei muito! É tocante, comovente por vezes, num notável trabalho de grupo. A música é do século XIV mas o espectáculo tem muito a ver connosco, com a sua multiplicidade de gestos do quotidiano, admiravelmente coreografados, na nossa busca de uma vida melhor, o que tem que acabar sempre por ser colectivo. Há momentos que comovem.

Gostei de ler no programa da Culturgest que a Anne Teresa se sente mais próxima do Schoenberg (ou da Ars Subtilior, música do séc.XIV) que do Wagner. Eu também! Só tenho pena de uma coisa: não poder ver "EN ATENDANT", com um crepúsculo real! Teria sido assim em Avignon?

(visto em 6-Jun-2012, no Grande Auditório da Culturgest)


Sem comentários:

Enviar um comentário