Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sábado, 8 de novembro de 2014

HOMENAGEM AO CINEMA

Homenagem ao Cinema através de dez filmes, alguns dos quais nunca veremos nos circuitos comerciais, e muito pouco ou nunca (infelizmente) na Cinemateca, mas de que gosto muito. 
Porque apesar de alguns serem grandes sucessos de público (dos maiores das últimas décadas na nossa cidade) são a antítese do cinema comercial, que em geral muito pouco nos diz, quando não nos irrita. 
Alguns são obras aparentemente muito simples, no entanto são capazes de nos transmitir sentimentos  e factos, fortes, sinceros e verdadeiros. 
São apenas dez exemplos entre muitos possíveis que mostram, cada um à sua maneira, porque gostamos tanto da Arte das Imagens. 
E são todos, na minha opinião, belos e grandes filmes que podemos rever sempre.

ÁGUA E SAL (2001), de Teresa Villaverde
POR
EDUCACIÓN DE LAS HADAS (2006), de José Luís Cuerda
ESP
IL POSTINO (O Carteiro de Pablo Neruda) (1994), Michael Radford
ITA
KAMCHATKA (2002), de Marcel Piñeyro
ARG
KLIMT (2006), de Raoul Ruiz
AUS
LIFE IS A MIRACLE
(A Vida é um Milagre) (2004), de Emir Kusturica
SER
MOTORCYCLE DIARIES (THE) (Diarios de Che Guevara) (2004), de Walter Salles
BRA
NUOVO CINEMA PARADISO (Cinema Paraíso) (1988), de Giuseppe Tornatore
ITA
OLGA (2004), de Jayme Monjardim
BRA
VERA DRAKE (2004), de Mike Leigh
GBR






Sem comentários:

Enviar um comentário