Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 24 de janeiro de 2010

BONS FILMES DE 2009 - O Casamento de Rachel

RACHEL GETTING MARRIED” (O Casamento de Rachel), de Jonathan Demme, (EUA), **** (4)
(visto no City Classic Alvalade, em 4-Mar-09, e nota escrita na mesma data)

Um filme norte-americano ao estilo do melhor cinema independente, de que gostamos muito. Embora realizado por um cineasta já com uma carreira relativamente longa e excelente, que começou (para nós) há muito, com um surpreendente e magnífico “Last Embrace” (1979).
Uma visão de uma “América” como gostaríamos que pudesse vir a ser. Comunhão de gentes, de culturas. Aqui em torno de uma celebração – um casamento, que laivos de tragédia vêm todavia perturbar, revelando a complicada teia de relações que a natureza humana sempre gera, e as condições sociais não poucas vezes agudizam…
Anne Hathaway (belo nome!) é brilhante na irmã (Kym) psicologicamente perturbada.
Não deixem de reparar na autoria do argumento – Jenny Lumet, filha do grande Sidney Lumet. Aliás, ele é citado, tal como o é o saudoso Robert Altman, nos agradecimentos que fecham o genérico final. São nomes dessa outra “América” de que gostamos e que desejamos que possa aparecer agora mais na ribalta, ultrapassado que está (espero) o pesadelo Bush, e com, pela primeira vez na história daquele país, um homem negro na presidência, Barack Obama (e democrata).
**** (4)
Nota actual - ainda não passou um ano e a desilusão cresce: a desejada mudança política não está a cumprir-se...

Sem comentários:

Enviar um comentário