Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VISITAS EM 2009

“A EVOLUÇÃO DE DARWIN”, na Fundação Gulbenkian, ***** (5)

Um dos acontecimentos de 2009. Uma exposição sobre a evolução da vida no nosso planeta Terra, magnificamente montada e de grande clareza, apesar da complexidade científica do tema.
Ao contrário do que temos lido recentemente, em alguns obras sobre o assunto, que não fogem infelizmente a um certo fundamentalismo ideológico (em geral religioso), por vezes algo desonesto, tinha uma linearidade e clareza de exposição raras.
Para levar toda a família, que se pretenda culta.
“Depois de Darwin só é possível o estudo da biologia iluminado pela ideia da evolução” (Álvaro Cunhal, em “Sobre a Obra de Darwin”, 6 de Outubro de 1951 (artigo escrito na prisão e enviado em carta à família, que não chegaria ao seu destino, apreendida na cadeia)
***** (5)

“FLUVIÁRIO DE MORA”, ***** (5)

Outra visita indispensável. A fauna e a flora de rios e lagos do nosso país, divulgadas cientificamente. Para levar principalmente os mais jovens. E por favor não liguem a alguns que o querem comparar ao Oceanário, como se o âmbito das exposições fosse similar – os riachos, os lagos e os rios do interior versus os grandes oceanos!
E não deixem de visitar a zona circundante, com o belo Parque Ecológico do Gameiro.

26-abr-09

Sem comentários:

Enviar um comentário