Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PARLEZ-MOI DE LA PLUIE, de Agnès Jaoui

“PARLEZ-MOI DE LA PLUIE“ (Deixa Chover), de Agnès Jaoui (FRA), **** (4)

Um belíssimo encerramento do ano cinematográfico.
A dupla Agnès Jaoui / Jean-Pierre Bacri volta de novo aos ecrãs da nossa cidade com uma comédia social e acima de tudo inteligente, emotiva mas sem dispensar o burlesco e um humor subtil.
Não vos vou contar a história, dos encontros e desencontros, acertos e desacertos dos personagens imaginados por Jaoui e Bacri, que eles próprios interpretam magnificamente, nos principais papéis.
Passada na Provença francesa, aborda muitas das frustrações, e também esperanças de mudança, do nosso tempo, não esquecendo aquelas que dividem estupidamente os seres humanos – como o racismo.
Interessante, mas não inesperada, conhecida a inteligência da realizadora, a maneira como faz a defesa da Política, como actividade fundamental da vida cívica (e dos políticos que a levam a sério).
Como sempre uma bela direcção de actores, sendo difícil distinguir entre os secundários, tão bem eles vão todos. Só uma palavra para Marc Betton (no papel do produtor) por ser também um dos rostos inesquecíveis (o comissário Henri Meurteaux) de uma excelente e carismática série policial francesa, “P.J.” (1997-2009), infelizmente desaparecida do pequeno ecrã (TV5), substituída pelas séries norte-americanas, em geral de qualidade muito inferior, com algumas raríssimas excepções.
“DEIXA CHOVER”, uma obra para fechar, ou iniciar, o ano com bom cinema e com inteligência.
A propósito, depois de nos ter encantado cantando em português, Agnès Jaoui lançou um novo disco, "Dans Mon Pays".
**** (4)

2 comentários:

  1. Aqui está um excelente blogue sobre cinema!
    Parabéns!
    Continue

    ResponderEliminar
  2. Uma crítica e simultaneamente uma sinopse, sobre o filme em foco, de muito fácil leitura.
    Gostei!

    ResponderEliminar