Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PREFERÊNCIAS DE 2009 - "As Praias de Agnès", de Agnès Varda

LES PLAGES DE AGNÉS (As Praias de Agnés), de Agnés Varda, (FRA), ***** (5)

Para comemorar o seu octogésimo aniversário (agora tem 81) a célebre artista francesa – fotografia, cinema, artes plásticas – fez uma obra muito pessoal, espécie de autobiografia, que nos maravilha, não só pelas imagens mas pelo espírito aberto e inovador da cineasta.
Também uma homenagem aos amigos, ao marido (Jacques Demy, o grande realizador francês, nascido em Nantes em 1931, falecido em 1990, autor de obras inesquecíveis), à família.
Embora se trate de uma obra muito cinéfila, pelas suas referências a grandes nomes da Sétima Arte que muito admiramos, muitos infelizmente já desaparecidos, é um filme para todos, como diz a própria realizadora (“dirijo-me a cada um, a cada uma (dos espectadores/as)”) (em entrevista a Philippe Rouyer, Positif nº574).
Há uma cena, entre muitas de que gostamos muito, que nos aparece admirável, quando Agnés regressa a Paris, navegando no Sena, no seu pequeno barco á vela, velejando, aos 80 anos, sobre a Ponte das Artes, referência da Agnés adolescente. É acima de tudo muito belo, como ideia e como imagem.
A não perder.
***** (5)

Sem comentários:

Enviar um comentário