Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

domingo, 17 de maio de 2015

CINEMA PORTUGUÊS - PRÉMIOS SOPHIA 2014, da ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA




Foi, em minha opinião, o momento mais alto da como sempre interessante cerimónia de distribuição de prémios, principalmente pelo texto que Luís Miguel Cintra enviou e foi lido e bem, ao contrário de outros, este pela actriz Inês de Medeiros. 
Grande Homem de Teatro, encenador e actor, também no cinema, em grandes obras, principalmente nos filmes de Manoel de Oliveira, o mestre que infelizmente nos deixou no dia da realização deste evento.


E a propósito, não deixa de ser irónico que os principais prémios Sophia desta edição, para a realização e para o filme, tivessem ido afinal para o cinema comercial em detrimento do cinema de autor. Oliveira não teria votado certamente assim. 

Sinal dos tempos ou mera casualidade que a prestação de uma grande actriz, Maria do Céu Guerra, provocou?






Sem comentários:

Enviar um comentário